- Demoustier Portugal

Ir para o conteúdo

Menu principal:

d2w
Oxobiodegradable
      Symphony Environmental - líder mundial em tecnologia de plásticos ambientalmente responsáveis
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Folheto d2w
Normas e legislação


A 20 de junho de 2011, o Instituto Britânico de Normas (The British Standard Institute ou BSI), publicou a norma BS8472, na qual dispões testes para verificar a biodegradação no solo, simulando o comportamento dos produtos plásticos que não foram recolhidos e chegaram ao meio ambiente.

Foi o primeiro padrão europeu para comprovar a biodegradabilidade dos resíduos plásticos no meio ambiente - um grande avanço para os plásticos oxo-biodegradáveis d2w®, na Europa e no mundo. A norma BS8472 é o resultado de mais de 5 anos de trabalho nos comités da BSI, nos quais a Symphony desempenha um papel muito importante.


Metodologia que permite avaliar numa primeira fase as consequências da aplicação de factores físico-químicos abióticos em materiais poliolefínicos e numa segunda fase as consequências da ação dos microrganismos.
Até agora, a norma de referência na Europa que se utilizava para comprovar a biodegradabilidade dos biodegradáveis era a norma EN13432. Esta norma define os critérios que os plásticos devem cumprir de forma a serem considerados compostáveis. Estes plásticos têm que se bio degradar em condições que apenas existem em fábricas de compostagem industrial. A norma não é aplicável aos plásticos que não são recolhidos e que se encontrem na natureza.

Muita confusão foi gerada por acusações de que o plástico não pode ser descrito como biodegradável a não ser que cumpra com a norma EN13432 ou suas equivalentes tais como: ASTM D6400, Austrália 4736 e as correspondentes normas ISO. Finalmente esta confusão está a chegar ao fim.

A Comissão da EU

Pela primeira vez, a comissão europeia reconheceu expressamente o problema do lixo plástico no meio ambiente, para o qual o d2w® foi desenhado. No seu parecer sobre os sacos de plástico, a comissão diz:

“Os sacos de plástico são recipientes de produtos com vida curta, que devido ao seu baixo peso e pequeno tamanho, podem facilmente escapar e chegar ao mar devido à chuva, através dos esgotos ou dos rios, e uma vez no meio ambiente, os sacos podem durar centenas de anos. Por essa razão, cada ano que passa aumenta o número de sacos de plástico nas lixeiras”

A comissão também comentou: “Atualmente, um produto embalado é reconhecido como biodegradável se se bio degradar numa fábrica de compostagem industrial, no entanto, um produto que é biodegradável em condições fabricadas, não se vai desfazer necessariamente em ambiente natural.”

Um ponto importante feito pela comissão foi que “se anunciam um produto embalado como biodegradável, quando na realidade este não se bio degrada em condições naturais, pode ser enganoso para o consumidor e pode contribuir para a proliferação de lixo que persiste no meio ambiente.” Por esta razão a Symphony espera que os fabricantes de plásticos compostáveis deixem de descrever os seus produtos como “bio degradáveis”.

A comissão também disse que "as disposições legislativas atualmente não permitem uma clara distinção entre a biodegradabilidade e compostagem - sublinhando a necessidade de uma norma para plástico oxo-biodegradável, agora que foi publicada a BS8472




d2w®
Uma solução inteligente
Uma marca que agrega valor à sua marca 


Rodapes
                                      Demoustier - Manutenção e Conservação, Lda.
                                      Av. Salgueiro Maia 1025 Arm 31A - Abóboda - 2785-501 São Domingos de Rana - Portugal
                                    +351 214 459 400  +351 214 459 409  info@ demoustier.pt
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal